Seguro por assinatura, como funciona? Vale a pena?

Em meio a um mercado de seguros em que as seguradoras estão cada vez menos empolgadas para assinar novas apólices e onde estão reduzindo sua capacidade para negócios existentes, estamos vendo a necessidade de mais apólices de assinatura para garantir os limites crescentes das apólices de seguro de propriedade.

Mas o que essas apólices por assinatura significam? Como usá-las para se proteger?

O que é seguro por assinatura?

O seguro baseado em uso, conhecido também como seguro por assinatura, pay per use, ou pay as you go ajuda a alinhar o custo da sua apólice de automóveis com seus hábitos de direção.

Embora as seguradoras de automóveis tenham tradicionalmente fatores como sua idade, localização e relatório de veículos automotores para determinar seu risco de um acidente, o seguro baseado em uso ajuda a calcular sua taxa de seguro de automóvel analisando com que frequência e com segurança você dirige.

Os programas opcionais de seguro por assinatura são oferecidos por muitas seguradoras de automóveis e podem ser mutuamente benéficos – você pode obter uma redução de taxa e sua seguradora usa os dados para obter mais adequadamente sua política.

Seguro por assinatura para economizar dinheiro

Um bom seguro por assinatura poupará seu dinheiro e te dará toda a cobertura necessária para seus bens e família. (Imagem: Pinterest)

Como funciona o seguro por assinatura?

Seu comportamento de direção é normalmente medido usando um dispositivo independente ou um aplicativo móvel por um período de meses.

Após a conclusão do seu programa UBI, sua companhia de seguros levará os dados em consideração ao calcular seu prêmio. As diretrizes e o nível de economia variam de acordo com a seguradora.

Embora sua taxa possa ser substancialmente descontada com base nos resultados do seu programa se pay per use, é possível que o prêmio da sua política aumente.

Tipos de seguros por assinatura

Existem dois tipos básicos de programas baseados em uso:

Baseado em direção: seus hábitos de direção são medidos com base em fatores como a dificuldade e com que frequência você freia, com que rapidez você acelera e a hora do dia dirige.

Baseada em quilometragem: sua seguradora mede apenas quantas milhas você dirige.

Ambos os programas dependem da telemática para coletar informações sobre seu comportamento de direção. A telemática pode transmitir dados de veículos em movimento e compartilhá-los com um centro de informações.

Seja seu programa baseado em uso para diagnóstico a bordo (um dispositivo conectado ao seu veículo) ou um aplicativo móvel baixado no seu smartphone

Sua seguradora usa a telemática para coletar informações sobre suas tendências de direção, incluindo frenagem dura, aceleração rápida, velocidade , dirigindo distraído e com que rapidez você se revezam na estrada.

Por que usar um seguro por assinatura?

Os programas baseados em uso tornaram-se populares, à medida que aproveitam a tecnologia para ajudar as seguradoras de automóveis a medir com mais precisão o risco de um acidente. Aqui estão as vantagens do seguro por assinatura:

1. Prêmios com desconto

A participação em um programa de seguro por assinatura pode significar um desconto imediato e a economia de longo prazo. Os dados coletados pela sua seguradora, provando que você é um motorista seguro, equivale a uma taxa de seguro de carro mais baixa.

2. Condução mais segura

Os motoristas tendem a operar seu veículo com mais cautela quando sabem que estão sendo monitorados, levando a menos acidentes e violações.

3. Hábitos aprimorados

Se você luta para frear suavemente ou se revezar muito rápido, os programas baseados em uso poderão fornecer análises para ajudá-lo a identificar maneiras de se tornar um motorista melhor.

4. O rastreamento ajuda com acidentes

Investigar um acidente pode ser mais fácil se os investigadores souberem a velocidade e a direção do (s) veículo (s) envolvido.

Entenda que nem todos os motoristas terão taxas de seguro de carro mais baratas com programas baseados em uso. Se você acelerar agressivamente ou frequentemente bater em seus freios, sua seguradora poderá aumentar o custo de sua política.

Lembre-se de que o dispositivo ou aplicativo não tem a capacidade de saber quando você está dirigindo defensivamente – como a frenagem repentinamente e a derrota para evitar bater em um animal ou pedestre.

Como tirar o máximo de um seguro por assinatura?

Dirija menos: se você tiver uma viagem ou férias com muita direção programada, adie a tentativa de um programa baseado em uso. Escolha um período de meses em que souber que estará dirigindo o mínimo possível.

Evite dirigir depois da meia-noite: os acidentes são muito comuns entre as 12h e as 4 da manhã. Se o seu dispositivo ou aplicativo observar a direção frequente durante esse período, especialmente nos fins de semana, o preço da sua política poderá subir.

Verifique o feedback do serviço por assinatura: se o seu programa fornecer feedback sobre seus hábitos de condução, use as informações para melhorar como driver.

Não acabe distraído: evite multitarefa, como comer e usar o telefone celular enquanto estiver ao volante.

Seguro de carro por quilometragem x Seguro por assinatura

Embora incomuns, algumas seguradoras podem oferecer “seguro de carro por quilômetros por milha” em determinados estados. Isso significa que o preço da sua política se correlaciona estritamente apenas com quantas milhas você dirige. As políticas de pagamento por quilometragem podem ser caras, mesmo que seu trajeto diário seja pequeno, porque as milhas aumentam rapidamente.

Se você é um motorista pouco frequente que espera uma taxa reduzida, participar de um programa pay per use baseado em hábitos pode ser mais vantajoso do que o seguro de carro por quilometragem.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos te ajudar!

Deixe um comentário